Higiene e Segurança no Trabalho


A Policlínica Central da Benedita, S.A. tem o prazer de informar que possui desde agora ao dispor de todos os nossos utentes os Serviços de Medicina, Higiene e Segurança no Trabalho e Higiene e Segurança Alimentar.

Como sempre se tem observado em todos os nossos serviços também nesta área a aposta é feita na qualidade do serviço com profissionais qualificados nestas áreas. Estes serviços estão acreditado pela Direcção Geral de Saúde e pela Autoridade das Condições de Trabalho.

A implementação dos Serviços de Medicina, Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Alimentar vem na linha de acção da Policlínica Central da Benedita, S.A. de contrariar os tempos que correm, apostando porque acreditamos, no crescimento e na valorização dos nossos serviços.



Formação Profissional

A Formação Profissional assume actualmente, um papel preponderante na competitividade das empresas, na medida em que estas necessitam de quadros com qualificações no sentido de uma resposta rápida aos mercados, em constante mudança e cada vez mais competitivos.

Serve a actuação na formação, resultante da utilidade do desenvolvimento económico, de forma a ampliar os conhecimentos profissionais e criação de ligações e /ou agentes de desenvolvimento sócio-económico dinâmicos de responsabilidade reconhecida nas áreas de atuação que pretendemos leccionar.

Muito mais que o cumprimento, a existência de capital humano qualificado denota-se desde logo como factor-chave para um crescimento sustentado e de desenvolvimento pessoal e organizacional, justificativo do investimento em formação profissional.

Possuímos uma bolsa de formadores ampla que nos permite desenvolver ações de formação nas áreas definidas, de acordo com as necessidades e  objetivos de cada Cliente, através de capital humano qualificado e altamente especializado.

As áreas de educação e formação certificadas:
· 341 - Comércio;
· 726 - Terapia e Reabilitação;
· 762 - Trabalho social e orientação;
· 840 - Serviços de Transporte;
· 862 - Segurança e higiene no trabalho.
 
Certificado nº 1706/2015 emitido pela DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho
Segurança Alimentar

O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points: Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) é um sistema de carácter preventivo que permite identificar, avaliar e controlar os perigos considerados significativos para a segurança dos alimentos.

A aplicação de um sistema de segurança alimentar com base nos princípios HACCP permite:
• O cumprimento da legislação nacional e comunitária em vigor;
• O cumprimento de procedimentos adequados de forma a garantir a higiene e segurança dos géneros alimentícios, diminuindo a probabilidade de ocorrência de toxinfecções alimentares;
•Salvaguarda da saúde dos consumidores;
• Aumento da confiança dos clientes.

A Policlinica Central da Benedita, S.A. presta serviços de consultoria, auditoria e formação na área de higiene e segurança alimentar e apoio técnico especializado na implementação do sistema de segurança alimentar/HACCP (de acordo com o Regulamento (CE) n.º852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004):
• Implementação do Sistema de Segurança Alimentar com base na metodologia HACCP, efectuando uma análise sistemática e estruturada desde a recepção das matérias-primas e produtos alimentares até à entrega/venda do produto final.
• Elaboração e entrega de dossier e diversas fichas de registo para a implementação do sistema HACCP (ex.: recepção, temperaturas, limpeza e desinfecção…).
• Elaboração e entrega de Manuais de Boas Práticas de Higiene (Pessoal e de Fabrico).
• Execução de auditorias de diagnóstico e de controlo higio-sanitário.
• Elaboração de relatórios técnicos com indicação de não conformidades detectadas e respectivas recomendações.
• Realização de acções de formação e sensibilização em matéria de Higiene e Segurança Alimentar, de acordo com as necessidades e estrutura da empresa.
• Colheita de amostras para análise microbiológica e físico-química em laboratório acreditado (produto alimentar, higienização de superfícies, manipuladores e água para consumo humano).
• Distribuição de documentação técnica informativa.
• Distribuição de letreiros e tabelas normalizadas ou estandardizadas para informação e sinalização.
• Elaboração de plano de higienização.
• Consumíveis em Higiene Alimentar. – brevemente disponível
• Prevenção e Controlo de Pragas. – brevemente disponível
• Divulgação da legislação em vigor aplicável ao sector.

Saúde no Trabalho

Objectivos:
O serviço de Saúde do Trabalho promove a vigilância da saúde dos trabalhadores, com o objectivo de prevenir o aparecimento de doenças profissionais ou relacionadas com o trabalho.
A Medicina do Trabalho visa conceber e implementar programas de promoção da saúde nos locais de trabalho.

Equipa Médica:
Os médicos que prestam funções na Policlínica Central da Benedita, SA possuem especialidade em Medicina do Trabalho reconhecida pela Ordem dos Médicos e estão devidamente autorizados pela Direcção Geral de Saúde, possuindo larga experiência profissional.

Realização de Exames Médicos:
• Admissão / Iniciais
• Periódicos
• Ocasionais
(Obrigatório nos termos das Leis vigentes)

Realização de Exames de Diagnóstico:
•  Electrocardiograma (em repouso);
• Espirometria (avaliação funcional respiratória);
• Análises ao sangue;
• Análises à urina;
• Rastreio oftalmológico;
• Audiometria (para trabalhadores expostos a níveis de ruído superiores a 85dB).

Os exames de Diagnóstico são efectuados de acordo com as características da empresa.

Exames Médicos periódicos:
Anual – Para trabalhadores com menos de 18 e mais de 50 anos.
Bianual – Para trabalhadores com idades entre os 18 e 50 anos.
Sempre que se justifique, a periodicidade dos exames poderá ser alterada, sempre em cumprimento com o período estabelecido para a realização do novo exame.

Dependendo da solicitação do Cliente, e sempre que as condições o permitam, a realização dos Exames Médicos poderá ser efectuada:
• Nas instalações do Cliente
• Nas nossas instalações

Instalações do Cliente:
Esta é a solução desejável. Sempre que estejam garantidas as condições mínimas para a prática de medicina com a dignidade imposta pela lei (espaço e higiene suficientes), a nossa equipa médica desloca-se à empresa levando consigo todo o material técnico necessário ao melhor desempenho.

Nossas instalações:
A Policlínica Central da Benedita, SA possui a sua sede na Rua da Policlínica em Benedita, que possui uma localização central e de fácil estacionamento como o seu acesso. O seu edifício possui 2.200m2 com 30 gabinetes médicos de todas as especialidades, incluindo Centro de Medicina fisica e Reabilitação, tudo para o poder servir nas suas necessidades.

Segurança no Trabalho

A Segurança no Trabalho é um imperativo ético no mundo empresarial para além de uma obrigação legal da entidade empregadora (ao abrigo da Lei 102/2009, de 10 de Setembro, alterada pela Lei 3/2014 de 28 janeiro, assim como o Código do Trabalho, Lei 7/2009 de 12 Fevereiro.).

Visando a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores, todas as entidades devem organizar as actividades de Segurança e Saúde no Trabalho.

Não devem ser encaradas só como uma obrigatoriedade legal mas sim constituir uma prioridade ética das empresas modernas, que valorizam os seus recursos humanos.

A Segurança no Trabalho têm como objectivo promover um programa de prevenção de riscos profissionais, contribuindo para a redução das taxas de absentismo e sinistralidade. E assim, aumentar os índices de motivação dos colaboradores e consequente aumento de produtividade.

É de salientar que é importante defender postos de trabalho adequados às capacidades de cada trabalhador e desta forma possuirmos locais de trabalho livres de riscos para a saúde e vida dos trabalhadores.

O empresário moderno, competente e dinâmico, previne os acontecimentos e intervém nas causas.

Controlo de Pragas

O Regulamento (CE) n.º 852/2004 de 29 de Abril, relativo à higiene de géneros alimentícios, obriga que todas as organizações do sector alimentar implementem métodos eficazes para controlo de pragas, com vista a impedir a contaminação dos alimentos.
Um eficaz controlo de pragas é essencial para a garantia da segurança alimentar e fundamental para que os planos de HACCP se mostrem efectivos no controlo dos perigos alimentares.

A Policlínica Central da Benedita, S.A. presta serviços de desinfestação e controlo de pragas no âmbito HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo.

Seguimos as normas de segurança adequadas, tanto a nível de equipamentos como dos produtos utilizados, e fornecemos aos nossos clientes um Plano de Controlo que contempla:
· Fichas Técnicas e Fichas dos Dados de Segurança dos produtos químicos utilizados;
· O registo das autorizações da Direcção-Geral de Saúde dos produtos químicos;
· Relatório da visita dos técnicos;
· Planta com a localização dos riscos;
· Registo das desinfestações efectuadas.

Fornecimento e Manutenção de Extintores

VENDA DE EXTINTORES:
· Extintores de Pó Químico ABC (de 1kg, 2kg, 3kg, 6kg, 9kg, 12kg, 25kg ou 50kg)
· Extintor Automático Pó ABC (de 6kg)
· Extintor de CO2 (de 2kg ou 5kg)
· Extintor de Água ABF (de 6lts)

MANUTENÇÃO DE EXTINTORES:
· Extintores de Pó Químico ABC (de 1kg, 2kg, 3kg, 6kg, 9kg, 12kg, 25kg ou 50kg)
· Extintor de CO2 (de 2kg ou 5kg)
· Extintor de Água (de 6lts OU 9lts)

RECARGA DE EXTINTORES:
· Extintores de Pó Químico ABC (de 1kg, 2kg, 3kg, 6kg, 9kg, 12kg, 25kg ou 50kg)
· Extintor de CO2 (de 2kg ou 5kg)
· Extintor de Água (de 6lts OU 9lts)


A Venda, Manutenção e Recarga de extintores será dada através de orçamento.

Apoio Técnico: O contrato base inclui a mão-de-obra e a deslocação às instalações do Cliente. Sempre que, por indicação do Técnico, ou por solicitação directa do Cliente, seja necessário proceder à manutenção de determinado extintor (Carregamento, Substituição de peças, ou outros) esse serviço é cobrado individualmente.

Avaliações e Medições

Possuímos equipamento técnico e certificado para garantir as seguintes avaliações e medições:
· Ruído no posto de trabalho – Ocupacional;
· Poeiras;
· Caracterização de emissões gasosas;
· Luminosidade (Iluminância);
· Avaliação da Qualidade do ar interior;
· Ambiente Térmico.