5 sugestões a pôr em prática numa refeição com amigos.


5 sugestões a pôr em prática numa refeição com amigos.

Dra. Maria Gama – Nutricionista*

 

Agora que tudo está a melhorar, vão começar a existir mais convívios e começa a preocupação com o que havemos ou não de comer e de que forma é que podemos controlar a nossa alimentação nesses dias, de forma a manter uma alimentação saudável. 

Pode até nem existir nenhum evento ou jantar com amigos ou família, mas o mais provável é que ao fim-de-semana queira fazer um programa diferente para relaxar do trabalho da semana. E nós, como portugueses que somos, gostamos muito de nos reunir à mesa a conviver com bons petiscos e jantares.

Verdade seja dita que esses eventos aumentam a probabilidade de não mantermos uma alimentação saudável e por isso, é importante arranjarmos algumas estratégias para controlar estes dias.

Se vos fizer sentido (e espero que faça), podemos manter esse convívio, mas com refeições e petiscos mais saudáveis, que nos permita estar em família ou entre amigos, mas sem estar constantemente e ser forçado a não manter a nossa alimentação. Até porque se na sexta-feira há um jantar, ao sábado e ao domingo há um almoço, passamos o fim-de- semana a fazer diversas refeições não tão adequadas.

Claro que é muito mais fácil controlar o que vai para cima da mesa se for em nossa casa, mas também pode experimentar oferecer-se para levar uma entrada saudável ou a salada ou legumes para o jantar, por exemplo.

 

Entradas

Que tal oferecer uma sopa aos seus convidados?! Não estamos habituados a que isto aconteça, mas é uma ótima estratégia. Antes de mais ajuda a controlar o que comemos de seguida e depois ajuda a controlar os petiscos. Queijo fresco com tomate cherry, palitos de cenoura, ovos mexidos, cogumelos salteados, requeijão enrolado em pepino, ovos recheados, são ideias de opções de entradas! Se optarmos por comer alguma destas entradas, acabamos por consumir em menor quantidade os rissóis, croquetes ou pão de alho, chouriços.

 

Prato principal

Tenha em atenção o tipo de prato, pode optar por assados ou estufados, tentando deixar de lado os fritos. Mesmo que tenha muitos convidados, tente evitar os pratos como bacalhau com natas ou lasanha.

Que tal experimentar uma perna de peru com batatas no forno ou polvo assado? Pode aproveitar e fazer logo batata-doce (aproveitando o calor do forno) ou arroz e legumes para acompanhar.

 

Saladas

Opte por temperar com azeite, vinagre e ervas aromáticas. Tente deixar de lado molhos de mostarda ou ketchup. Neste tempo as saladas podem ainda não apetecer tanto porque está mais frio, mas pode sempre optar por um estufado de legumes ou legumes no wok.

 

Sobremesa

Fruta fresca, cozida ou assada. Pode também optar por uma salada de fruta. Por exemplo, pode triturar um iogurte com manga e resulta em mousse de manga, fica saboroso. 

Claro que também poderá haver uma sobremesa diferente, mas ao termos uma opção mais equilibrada e saudável, talvez a nossa ingestão seja menor. Deixo-vos uma receita de uma entrada que é muito apreciada e que todos podem gostar.

 

Receita: Abóbora recheada

  • Ingredientes:
  • Abóbora (1)
  • Cebola (1)
  • Pimento vermelho (1)
  • Cogumelos (1/2 lata)
  • Miolo de camarão congelado (300g)
  • Delícias do mar (125g)
  • Queijo Philadelphia light (1 pacote)
  • Queijo mozarela light (2 colheres de sopa)
  • Tomate aos cubos (1 lata)
  • Sal, q.b.

Modo de preparação e confeção:

  • Pré-aqueça o forno.
  • Comece por arranjar a abóbora, cortando a parte de cima e retirando as suas sementes.
  • Depois de adicionar sal a gosto, embrulhe a abóbora em folha de alumínio e ponha no forno a 180ºC durante cerca de 2h.
  • Paralelamente, corte a cebola para dentro de um tacho, coloque 1 colher de sopa de azeite e deixe refogar (também coloco vinho para não deixar a cebola fritar).
  • Adicione o tomate em cubos.
  • Adicione os restantes ingredientes ao preparado no tacho e deixe cozinhar.
  • Quando a abóbora estiver pronta, coloque o queijo creme nas paredes na abóbora e o recheio lá dentro. O queijo mozarela light pode colocar por cima.
  • Leve ao forno por mais 20 minutos.

 

Consultas de Nutrição

Seja para tratar e prevenir doenças relacionadas com a alimentação, alcançar o peso desejável ou aumentar o bem-estar e a sua autoestima, marque aqui a sua consulta de aconselhamento, reeducação e acompanhamento alimentar.

A 1ª consulta tem a duração de 45 minutos e serve para fazer uma primeira avaliação, definir o plano alimentar e objetivos a alcançar. As consultas seguintes têm a duração de 30 minutos e são de acompanhamento, apoio motivacional e eventuais ajustes ao plano.

Marque já a sua consulta através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos.

 

Marcar a minha consulta de Nutrição!

 

---

 

*Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto Põe-te na linha que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Além de consultas de nutrição, desenvolve diversos workshops e palestras. No âmbito do projeto dinamiza também o blog “Põe-te na linha” no qual partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Pode conhecer o seu trabalho no site www.poetenalinha.pt, Instagram @poete.nalinha ou Facebook.

terça, 05 de julho de 22

Olá

Olá Bem-vindo ao Whatsapp do Grupo H. Coloque-nos as suas questões.
Responderemos assim que possível.
Grupo H
Olá! Como podemos ajudar?