A importância da correção da posição dentária


A importância da correção da posição dentária e os benefícios do tratamento ortodôntico.

Autor: Dra. Joana Cunha - Diretora Clínica de Medicina Dentária na Policlínica da Benedita 

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares. Mais que uma questão estética, a importância da ortodontia passa pela saúde oral e interfere na saúde geral, pois são inúmeros os problemas que dentes tortos e mal posicionados podem causar ao organismo.

Benefícios do tratamento ortodôntico

Entre os benefícios do tratamento ortodôntico, podemos destacar:

- Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto- estima e facilidade de inserção social.

- Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.

- Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

E não estamos apenas a falar dos impactos na boca - dores no maxilar, cáries, doenças gengivais, perda de dentes - mas, também, dos reflexos no sistema respiratório, dores nos ouvidos e até mesmo na cabeça.

A importância da ortodontia

Ter os dentes corretamente alinhados e posicionados é essencial para as funcionalidades da mastigação, respiração e fala.

Uma correta relação entre os dentes do maxilar superior e do maxilar inferior, garante uma boa mastigação e deglutição dos alimentos, uma correta passagem de ar no aparelho respiratório, bem como o correto movimento da articulação temporomandibular (ATM), que une a mandíbula ao crânio, e possibilita o abrir e fechar da boca.

Principais causas dos problemas ortodônticos

As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (familiares, p. ex. queixo ou dentes salientes do pai ou da mãe), ambientais (hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.

Problemas de saúde mais comuns, provocados pela má posição dentária

Enxaqueca: dentes mal posicionados sobrecarregam a ATM, aumentando a tensão no encontro com o crânio, causando enxaqueca; dores de ouvido - a tensão sobre a ATM causada por dentes mal alinhados pressiona os nervos do canal auditivo que estão próximos dessa região, levando às dores do ouvido.

Dores na coluna e Problemas posturais: é comum que a falta de encaixe dos dentes seja compensada com uma inclinação de cabeça, o que interfere na postura corporal, levando a dores na coluna cervical.

Os adultos também podem corrigir os dentes?

Sim. Qualquer pessoa com problemas ortodônticos, pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.

Mais que uma questão estética, a importância da ortodontia passa pela saúde oral e interfere na saúde geral.

Quanto tempo demora o tratamento?

Em média 24 meses, podendo, no entanto, variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.

Os aparelhos fixos requerem cuidados especiais de higiene oral?

Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas. 

Podem-se praticar desportos com aparelhos fixos?

Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico, deverá ser utilizada uma proteção individualizada, de modo a evitar lesões dos tecidos moles. 

O Grupo H Saúde dispões dos meios de Medicina Dentária de excelência, dedicados à prevenção e tratamento de questões relacionadas com a sua saúde oral. Conheça aqui os nossos médicos.

Marque já a sua consulta através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos. Nota: Algumas consultas poderão estar disponíveis em formato Teleconsulta (Consulta Virtual).

 

 

Marque aqui a sua consulta!

  

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 21 de junho de 22