A Vida Moderna e os seus Malefícios


Nesta rubrica iremos abordar alguns conceitos que ouvimos cada vez com mais frequência, muitos dos quais demasiado importantes para não lhes prestarmos a atenção devida. Resultado de novas atitudes e da adaptação humana para se conciliar com as exigências que a vida actual impõe.

 

O que se compreende por estilo de vida moderno?

O estilo de vida moderno é, de uma maneira mais redundante, caracterizado por transformações constantes, mais rápidas e na expectativa de obter resultados imediatos.

Passa-se mais tempo sentado, no trabalho e em casa, normalmente à frente de ecrãs. A tónica comum são o stress e a falta de tempo. A comida que se ingere é frequentemente processada apesar dos seus níveis elevados de gordura, açúcar e outros aditivos.

O ser humano torna-se, principalmente nos grandes centros urbanos, mais sedentário e solitário.

 

O que é o Sedentarismo?

Atualmente, a atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, que resulta em gasto energético onde se podem incluir jogos, danças, desporto, passeios, ioga e um sem número de atividades. Sedentarismo, pode ser considerado, como a não realização de atividades físicas. Pode ser medido pela duração da caminhada diária ou utilizando um pedómetro, sendo que menos de 5000 passos é considerado sedentarismo. Portugal apresenta na atualidade um dos mais elevados índices de sedentarismo a nível europeu.

 

O que devemos então mudar?

Se o sedentarismo é uma doença, atividade física, por conseguinte, é o remédio por excelência.

Recomenda-se que os adultos se mexam, numa qualquer das muitas atividades à sua escolha pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana. É importante aumentar a atividade física e reduzir a sedentária. Alimentar-se melhor, escolher alimentos ricos em fibras, como os vegetais; não descurar a fruta, cereais, sais minerais e ter atenção ao teor de gordura que deve ser baixo.

 

O que melhora com a prática de actividade física?

Sistema Imunológico, níveis de colesterol e triglicéridos, densidade óssea, sensibilidade à Insulina e tolerância à glicose (diminui a probabilidade de Diabetes tipo 2), pressão arterial, depressão e ansiedade, qualidade de vida, especialmente na população envelhecida, uma vez que melhora a mobilidade, força e equilíbrio.

Não se esqueça: A actividade física não é a solução para todas as patologias (doenças), mas ajuda a reduzir a incidência destas. Se a ela somar uma alimentação saudável, estará a evitar um sem número de problemas.

Estará a optar por uma vida decididamente melhor.

 

Será que este estio de vida tem impacto na saúde?

 

A resposta é sim e de que maneira, senão vejamos,

  • Aumento da obesidade: Estudos estabelecem uma relação entre o aumento do número de horas a ver televisão, ou a consultar internet e as redes sociais, com o aumento de peso, independentemente de exercício e alimentação.
  • Diabetes: A falta de actividade física e o aumento de peso aumentam a probabilidade de desenvolver Diabetes tipo 2.
  • Lombalgias, ou “dor de costas”: Passar muitas horas sentado sem o movimento das pernas leva a uma sobrecarga na coluna.
  • Problemas oculares: Nos últimos anos também aumentaram os problemas oculares. Verificou-se que existe uma tendência para mudanças nas propriedades ópticas do olho humano após a utilização do computador, ou outros tipos de écrans, dos smartphones e de outros dispositivos, embora não se tenha verificado diferenças significativas. Os ecrãs emitem luz azul, que tem mais energia e pode passar diretamente através do olho - causando miopia e degeneração macular.
  • Audição: Estudos indicam potenciais efeitos nocivos pela utilização headphones. No entanto, é necessária mais pesquisa para avaliar os prejuízos de longo prazo ao sistema auditivo.
  • Doenças cardiovasculares: Com o excesso de peso, alimentação processada e sedentarismo o coração é o primeiro a sofrer os danos. Leva a dislipidémias (valores aumentados de colesterol e/ou triglicéridos) e Hipertensão. Estima-se que seres humanos moderadamente ativos, experimentem uma taxa de mortalidade 27% menor do que os sedentários.
  • Cancro: Alguns tipos de cancro estão relacionados com o sedentarismo, tais como de cancro da mama (10%) e de cancro do cólon (10%).

 

 

Dra. Sofia Lourenço Silva

Farmacêutica

 

 

sexta, 17 de abril de 20