Aproveite as Férias: Para bem da sua Saúde


Revitalize a forma como se alimenta, como se move, como vive o seu dia-a-dia, para o seu bem estar. 

Mantenha o seu corpo ao melhor nível e sempre bem hidratado:

As  células do corpo humano contêm entre 65 e 90% de água, para um bom funcionamento é necessário manter-se bem hidratado.

Quando não se bebe água suficiente as células ressentem-se. O resultado é sentir-se mal, com a sensação de aumento de volume e facilmente inchado. A falta de água pode torná-lo irritadiço ou deprimido e com dificuldade em dormir bem.  Precisa de beber pelo menos 8 copos de água por dia.  

Evite tudo o que tenha açúcar adicionado (refrigerantes), a frutose em demasia nos sumos e gelados. Evite ao máximo o café.

A água é sempre a melhor opção.

Retire da sua dieta os alimentos processados:

Entenda-se por processados os alimentos pré-cozinhados, preparados embalados ou congelados, que se encontram frequentemente à venda em supermercados. Podem ser mais práticos e mais baratos, mas têm muito menos valor nutritivo e contêm muita quantidade de sódio.

O sódio em excesso é muito prejudicial para o coração, circulação e rins e provoca grande retenção de líquidos, o que o torna mais volumoso, mais pesado e com menos energia. 

Em contrapartida aumente a ingestão de potássio, principalmente nos dias quentes ou quando faz atividade física. Encontra-se nos legumes, frutas e frutos secos.

Coma fibra:

Os alimentos ricos em fibra são necessários para que não haja acumulação de toxinas, equilibram o corpo retirando a sensação de  flatulência, o que faz com que se sinta mais leve e mais ágil. Contribuem em muito para a manutenção de um peso equilibrado.

Nesta altura do ano, tire partido do que a natureza nos dá e dê preferência às saladas com legumes crus e frutas da época. 

Aproveite ao máximo a vida ao ar livre e mexa-se:

O Verão, o tempo livre que as férias proporcionam, são ótimos para que possa usufruir da beleza e dos bens naturais desde o amanhecer até noite dentro. 

Privilegie e reforce a atividade física, nadar, caminhar, fazer jardinagem, bicicleta. Mantenha-se em movimento pelo menos entre 20 a 30 minutos por dia. 

Os benefícios da prática regular de exercício físico, conjugados com boas opções alimentares, sentem-se de imediato e resultam numa sensação de grande bem estar geral.

Se caminhar descalço na praia ou no campo terá a sensação de tranquilidade, ao mesmo tempo que revigora e equilibra o corpo e a mente.

Tenha consciência da sua respiração e acompanhe os seus movimentos de inspiração e de expiração ampliando os movimentos torácicos.

Experimente e faça 4 tempos de inspiração pelo nariz, sustenha a respiração durante 7 tempos e expire pela boca em 8 tempos. 

Repita várias vezes ao dia, vários dias e sinta a diferença em si.

Aproveite para apanhar um pouco de sol nas primeiras horas do dia. Evite o sol entre as 11 e as 16h, na praia ou campo. O sol é muito revigorante para o corpo e mente. Muito benéfico para a pele, ossos e os olhos.

Durma 7 a 8 horas e meia. 

E a saúde da sua mente?

Tal como o corpo é alimentado por nutrientes, a mente vive das suas experiências intelectuais e emocionais. Ao longo da sua vida guarda experiências que nem sempre são positivas e o marcam. Aprenda a valorizar o que de bom acontece, assim pode criar mudanças neuroplásticas na sua mente. Não se deixe marcar pelos males do passado e faça de cada dia uma nova mudança positiva. Trabalhe a sua mente para a serenidade e positividade.

Saúde social:

Todos estes aconselhamentos têm em vista melhorar o comportamento com vista a alcançar um estado mais saudável mas, mais do que tudo, para o seu bem estar, passar tempo com quem se dá bem, amigos e familiares, é a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde, de acordo com os mais recentes estudos. O círculo de amigos, a atividade social é, no mundo atual, e acima de todos os outros, o mais decisivo fator de bem estar. 

 

Por:

Dra. Fátima Lorvão

Médica de Medicina Geral e Familiar na Policlínica da Benedita

Terça, 29 de Outubro de 19