Covid-19: Não leve o vírus para casa
Enquanto existe o risco de ficar infectado com COVID-19 há um conjunto de medidas a que se deve habituar, e interiorizar, para que continue protegido e seguro. Saiba que cuidados deve ter depois de ir às compras, passear o cão ou quando regressa do seu dia de trabalho.
Há gestos e rotinas essenciais para reduzir o risco de uma contaminação que pode trazer-lhe muitos problemas e até ser fatal, cuidados básicos para se proteger e proteger os seus familiares ou outras pessoas com quem co-habita. Comece por organizar a entrada de casa e cumprir algumas regras:
Estabeleça zonas suja, intermédia e limpa
Estabeleça um espaço à entrada de casa, ao pé da porta, onde possa despir o casaco, deixar as chaves de casa/carro, descalçar-se e guardar os sapatos (cujas solas convém desinfetar). Não é preciso ser um espaço muito grande, basta organizá-lo numa “zona suja”, uma “zona intermédia” e uma “zona limpa”.
• Na “zona suja”, tenha sempre um tapete estendido no chão, um cabide para pendurar a mala e o casaco, um balde de lixo de pedal, uma embalagem de desinfetante ou lixívia diluída (20mL lixívia em 980mL água) e um rolo de papel descartável.
• Para maior conforto e facilidade nas operações que vai executar, pode ter aqui também uma cadeira: Em cima do tapete, limpe as solas dos sapatos com o desinfetante/lixívia diluída usando o papel descartável (que colocará no balde do lixo, cujo saco tem de ser depois fechado e enfiado dentro de um segundo saco, igualmente fechado). Guarde os sapatos nesta zona ou em cima do tapete, que deve ser posteriormente lavado.
• Na “zona intermédia”, tenha sempre gel alcoólico (colocado em cima de um banco ou pequeno armário) para proceder à desinfeção das mãos.
• Na “zona limpa” tenha os chinelos ou outro calçado com o qual vai andar depois em casa.
E ao passear o cão?
• Se tem um cão, deve igualmente higienizar as patas do animal após cada ida à rua.
• Use um pano ou toalhitas humedecidas com gel desinfetante ou lave as patas do cão com sabão azul e branco.
• Não use álcool nem lixívia para higienizar as patas do cão, é prejudicial à sua saúde.
Cuidados com o telemóvel
- O telemóvel acompanha-nos para todo o lado e é um dos objetos mais utilizados ao longo do dia. Como tal, devemos adotar algumas regras na forma como usamos o telemóvel e também com a sua limpeza.
- Sempre que possível, lave as mãos antes de pegar no telemóvel;
- Enquanto está a fazer uma chamada ou a mexer no telemóvel, evite tocar na cara com as mãos, em especial nos olhos e na boca;
- Prefira usar um auricular para falar ao telemóvel;
- Evite partilhar o telemóvel com terceiros ou deixá-los mexer no ecrã touch;
- Limpe o seu telemóvel frequentemente, bem como os respetivos acessórios (auriculares e carregador, por exemplo). Atenção: antes de limpar, verifique as especificações de limpeza do seu telemóvel, variáveis consoante as marcas e modelos;
- De modo geral, para limpar o ecrã e os acessórios, pode usar toalhetes com 70% de álcool ou um pano microfibra humedecido com líquido desinfetante, não abrasivo;
- Faça esta operação com o telemóvel desligado e tenha cuidado para não limpar dentro dos orifícios das ligações, pode estragar o equipamento;
- Para que a limpeza do seu telemóvel seja mais segura e efetiva, remova primeiro as capas protetoras e limpe-as também.
Adapte também estes conselhos para o tablet e computador.
Limpeza de superfícies
- O coronavírus é um dos tipos de vírus mais fáceis de matar com o produto certo. Tem uma capa de gordura à sua volta que se funde com outras células, infetando-as. Assim que quebramos esta capa, o vírus deixa de estar activo.
- • Limpe as superfícies com detergente e água, antes de desinfetar. Esfregue energicamente, se a superfície permitir, sem esquecer cantos, curvas e ranhuras.
- Para desinfetar, use soluções diluídas de produtos com poder biocida. Siga as instruções do fabricante para aplicar e garantir uma ventilação adequada. A solução só será eficaz quando diluída na proporção correta.
- Na casa de banho, use um detergente com desinfetante na composição (lixívia ou peróxido de hidrogénio, vulgo àgua oxigenada, por exemplo). A aplicação torna-se mais fácil. Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos, passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. O chão é o último a ser lavado, devendo ventilar o espaço e deixar secar ao ar.
- Na cozinha, comece por lavar a loiça à mão ou na máquina, usando água quente e detergente. Recomendamos limpar com água e detergente e desinfetar depois as portas dos armários e puxadores, bancadas, portas e puxadores do frigorífico e das máquinas de lavar, fogão e respetivos comandos, lava-louça, torneira e ralo. Deixe secar ao ar e abra as janelas para ventilar o espaço.
- Paramobiliárioeequipamentos,useuma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Esfregue com um pano macio e seque de imediato. No caso de teclados, comandos, telefones e telemóveis, o ideal é confirmar nas instruções se o fabricante sugere limpar com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70o.
Evite partilhar a utilização de telemóveis, auscultadores ou teclados. Se não for possível, desinfete-os antes e depois de cada utilização. Agora mais do que nunca, o uso de uma capa lavável ou de uma simples película de plástico é uma excelente opção. - Para alcatifa, tapetes e cortinas, use produtos de limpeza ideais para estas superfícies. Depois de limpar, lave segundo as instruções do fabricante. Se possível, regule a água para temperatura mais elevada e seque completamente.
Lavagem da roupa
- Ainda não há certeza sobre o tempo de sobrevivência do SARS-CoV-2 nos diferentes materiais da roupa. Contudo existem certos cuidados que pode ter para prevenir a possível transmissão através destes meios:
- Evitar sacudir a roupa suja; não se esqueça que se o virús pairar no ar você pode respirar e ficar contaminado.
- Lavar preferencialmente na máquina, com a maior temperatura possível pelo menos a 60.oC durante 30 minutos ou entre 80-90. oC, durante 10 minutos para descontaminar através da temperatura);
- Caso não seja possível lavar a altas temperaturas e precise de descontaminar a roupa, use um produto desinfetante próprio para roupas (como por exemplo, lixívia). Existem produtos desinfetantes próprios para roupas com cor.
- Atenção! Só é necessário descontaminar a roupa nos seguintes casos: Doente com COVID-19; Cuidador de pessoas doentes com COVID-19; Profissional de saúde; Outras pessoas que possam ter estado em contacto com pessoas ou superfícies contaminadas.
Ir às compras PREPARE A LISTA DE COMPRAS, O TEMPO QUE VAI GASTAR E DISTÂNCIA AO LOCAL DA COMPRA - Defina para quantos dias vai comprar alimentos;
- Crie um menu de refeições e faça uma lista. Compre apenas o necessário;
- Decida quando vai às compras e procure ir sozinho, a menos que acompanhe uma pessoa dependente;
- Lave as mãos antes de sair de casa;
- Procure fazer as suas compras quando houver menos pessoas;
- Fique sempre a 2 metros de distância de qualquer pessoa.
- Enquanto aguarda a sua vez na rua mantenha sempre 2 metros de distância da pessoa à sua frente.
- Se tiver de apanhar um elevador ou circular em escadas rolantes para aceder ao supermercado, mantenha a mesma distância de segurança e não toque no corrimão.
O QUE DEVE FAZER NO SUPERMERCADO - Certifique-se que os corredores estão limpos e os trabalhadores da loja estão protegidos;
- Faça as compras no menor tempo possível;
- Prefira usar o seu saco em vez dos cestos ou carrinhos dos supermercados. Se tiver de os usar, procure desinfetar as zonas onde tiver de tocar com as mãos;
- Não deve tocar nos alimentos sem luvas;
- Lembre-se que após entrar no supermercado ou loja, não deve tocar no seu rosto, nariz ou olhos até chegar a casa e desinfetar as mãos;
- Procure não falar junto aos alimentos frescos para não transmitir gotículas;
- Se tossir, faça-o para o antebraço e afaste-se dos alimentos para não os contaminar;
- Não humedeça os dedos com os lábios para abrir sacos de plástico. Friccione os sacos até os conseguir abrir;
O MOMENTO DE PAGAR AS SUAS COMPRAS - Na fila da caixa para pagar, lembre-se que deve manter a distância de 2 metros das outras pessoas e também do operador da caixa;
- Repare se os operadores de caixa higienizam os tapetes das caixas onde colocam e passam as compras para pagamento;
- Tente não usar dinheiro. As moedas são um meio de transmissão de microrganismos. O novo coronavírus sobrevive cerca de quatro horas nas moedas;
- Use o seu cartão de débito ou crédito para pagar o que compra;
- Coloque as suas compras nos sacos que levou de casa, lembre-se de que não deve tocar no rosto;
- Saia, mantendo a distância de 2 metros das outras pessoas.
EM CASA COMO ARRUMAR AS COMPRAS?
• Lave bem as mãos e retire os alimentos dos sacos para uma superfície limpa e desinfetada, de preferência com um pouco de lixívia diluída em água;
• Os sacos de compra reutilizáveis devem ser também higienizados;
• Se vai congelar alimentos, faça-o rapidamente para evitar a propagação de bactérias;
• Lave sempre frutas e legumes com água corrente. Se usar líquido desinfetante para alimentos, lembre-se que depois terá de os passar por água corrente para eliminar resíduos.
• Cozinhar bem os alimentos é uma das formas mais seguras de evitar contágios por microrganismos.
- Ao manipular alimentos crus é muito importante que as mãos e as superfícies sejam limpas antes e depois de manusear e que nunca fiquem expostas a contaminação. O mesmo vale para o pão colocado sobre uma mesa ou a fruta disposta numa fruteira que deve ser coberta.
E QUANTO ÀS COMPRAS QUE ENCOMENDEI ONLINE?
• É preciso ter os mesmos cuidados observados na manipulação de sacos com compras ou pacotes de encomendas (o novo coronavírus permanece ativo no cartão durante 24 horas) e manter a distância de 2 metros da pessoa que entrega as compras;
• Verifique também se quem entrega as compras está protegido com luvas e máscara e se tem gel alcoólico desinfetante.
Limpeza do automóvel
Para matar o coronavírus no automóvel sem estragar os materiais, limpe as superfícies tocadas com frequência, incluindo volante, puxadores da porta, alavanca das mudanças, botões, ecrã tátil, comandos do limpa para- brisas e piscas, apoios de braços de porta e regulações dos bancos, com soluções que contêm pelo menos 70% de álcool. Dentro do automóvel, poderá limpar a maioria dos materiais com álcool isopropílico. Não use lixívia ou água oxigenada dentro do carro. Pode danificar os estofos. Evite também produtos à base de amoníaco no ecrã tátil: destroem o revestimento antirreflexo e de proteção.
BASTA UMA LAVAGEM VIGOROSA COM ÁGUA E DETERGENTE SUAVE PARA DESTRUIR O CORONAVÍRUS.
A maioria das peles e couros de imitação tem um revestimento de borracha para proteção. É seguro limpar com álcool. Porém, com o tempo, pode deixar marcas e fazer perder a cor. Recomenda-se a utilização do simples sabão em barra e água para limpar manchas e sujidades no couro.
Se o carro tiver estofos em tecido, não abuse da água, nem do detergente. O objetivo não é fazer muita espuma. Pior: se for absorvida em grande quantidade e ficar depositada nas almofadas interiores, pode deixar um cheiro a mofo e criar bolores e humidade. A solução é limpar os tecidos com uma pequena quantidade de água e detergente para roupa.
Na limpeza das superfícies, use um pano de microfibras. Este captura e varre as partículas de poeira e sujidade, antes de poderem riscar ou arranhar os plásticos delicados ou brilhantes.
Importante: Lave as mãos antes e depois de conduzir. Quando for atestar o carro de combustível, use um lenço ou guardanapo de papel para segurar na pistola da mangueira. Lembre-se que não há protecção a 100 % mas quanto mais se aproximar deste número mais seguro está e mais seguras estarão as pessoas que o rodeiam.
Liliana Ribeiro
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar