É possível voltar a sorrir - Cirurgia pela técnica all-on-4®


O que é a cirurgia de All-on-4® e no que consiste

Trata-se de um procedimento cirúrgico e protético que surgiu na década de 90 e que consiste na reabilitação do maxilar superior e/ou maxilar inferior com recurso a próteses fixas aparafusadas a 4 implantes dentários. 

Na primeira fase, isto é, na fase cirúrgica são colocados 4 implantes e caso haja estabilidade óssea suficiente é colocada uma prótese provisória aparafusada a esses mesmos 4 implantes. Durante a fase de cicatrização (6/9 meses), o paciente deve seguir os conselhos e cuidados rigorosos indicados pelo médico dentista. Assim e entre os cuidados a seguir, o paciente, deverá passar por uma fase de dieta mole e evitar trincar alimentos muito rijos de modo a não transmitir forças excessivas à prótese provisória nem aos implantes, caso contrário há um elevado risco de a prótese se partir bem como os implantes serem rejeitados. O objectivo nesta primeira fase é o de devolver alguma estética e função mastigatória ao paciente uma vez que se procura colocar a prótese provisória o mais enquadrada no rosto e feições da pessoa, sendo para isso mandatário realizar previamente à cirurgia um protocolo fotográfico intra e extra-oral o mais detalhado possível. 

Decorrido toda a cicatrização, entramos na segunda fase, ou seja, na fase protética. Esta fase obedece, em primeiro lugar, à realização de moldes/impressões definitivas rigorosos de maneira a que a elaboração da prótese definitiva em laboratório seja o mais precisa possível. São necessárias, em média, 3/4 consultas até à entrega da prótese definitiva que poderá ser feita em diversos materiais. O objectivo final desta segunda fase é o de restabelecer na íntegra a estética e função mastigatória ao paciente de modo a se conseguir um tratamento estável a longo prazo. De salientar que para que se consiga manter um tratamento feito através da técnica All-on-4® deve ser feita uma manutenção periódica através de consultas de higiene oral indicadas pelo médico dentista.

 

Dr. João Cardigos

Médico Dentista na Policlínica da Benedita

sexta, 07 de maio de 21