O Papel das Facetas Dentárias na Auto-Estima


Com a entrada na era digital e com a cada vez maior informação que as pessoas conseguem obter, não é de espantar que os tratamentos estéticos estejam na ordem do dia, que é como quem diz, no topo das suas prioridades quando recorrem a uma consulta de Medicina Dentária. Há cada vez mais uma elevada demanda por tratamentos que possibilitem a correcção tanto da cor bem como da forma anatómica dos dentes, tornando o sorriso mais bonito e harmonioso, e é aqui que entram as facetas dentárias.

As facetas dentárias estão no topo dos tratamentos estéticos. No entanto, e ao contrário do que se pensa, não é um tratamento recente. Voltaram à luz da ribalta tal é “febre” por este tipo de tratamentos. O que torna as facetas num procedimento previsível a médio/longo prazo é o facto de terem surgido, no mercado, protocolos adesivos bem como materiais mais fiáveis.

Todavia, é fundamental que se perceba que para se atingir um bom resultado final é necessário seguir um rigoroso protocolo de seleção e que nem todos os pacientes são candidatos à colocação imediata de facetas.

Tipos de Facetas: 

Existem, essencialmente, dois tipos de facetas dentárias. Isto é, as Facetas de Resina, que por norma se realizam em apenas uma consulta. É uma técnica onde se utilizam resinas compostas e os resultados estéticos finais dependem de 4 factores: selecção correcta do caso, qualidade das resinas utilizadas na elaboração das facetas, habilidade do médico dentista e cuidado/manutenção por parte dos pacientes. 

Ao outro tipo de facetas dá-se o nome de Facetas de Cerâmica e é esta a técnica ideal para correcção de problemas severos na cor e forma dos dentes. Para esta técnica, e ao contrário das Facetas de Resina, são necessárias, por norma, entre 2 a 5 consultas. Sendo o caso clínico bem seleccionado e havendo conhecimento teórico-prático profundo bem como habilidade tanto do Médico Dentista como do Técnico de Prótese Dentária (TDP), os resultados estéticos são de elevada qualidade. Este tipo de Facetas apresenta um maior índice de durabilidade, no entanto, o cuidado/manutenção por parte dos pacientes, com consultas de controlo regulares, é imprescindível para o sucesso a longo prazo.

Planeamento

Para que o tratamento com facetas dentárias tenha alta taxa de sucesso é necessário que haja um correcto planeamento e uma comunicação precisa entre Médico Dentista e TDP. O Médico deverá fazer chegar ao laboratório o máximo de informação relativa ao caso clínico, nomeadamente, fotografias intra e extra-orais, moldes para estudo rigoroso bem como um correcto registo de mordida. Após análise da informação recolhida, o planeamento do resultado final, isto é, o mock up deverá ser testado na boca do paciente. 

Passo-a-Passo de Facetas de Cerâmica

1ª Consulta: Exame Clínico + Fotografias Intra e Extra-Orais + Moldes + Registo de Mordida

2ª Consulta: Mock-Up, ou seja, simulação final do tratamento. Em alguns casos é necessário fazer prévios tratamentos gengivais bem como branqueamentos dentários.

3ª Consulta: Preparação das superfícies dentárias com desgastes minimamente invasivos e com recurso a guias de desgaste + Moldes dos dentes preparados + Adaptação/Adesão Facetas provisórias feitas a partir do mock-up.

4ª Consulta: Prova de Facetas. Esta consulta não é obrigatória, mas é altamente recomendável para conferir adaptação das futuras peças aos dentes e aos tecidos gengivais bem como analise estética por parte do paciente. 

5ª Consulta: Adesão definitiva das Facetas + Remoção de excessos + Polimento final.

Indicações:

- Dentes fracturados

- Dentes escurecidos

- Dentes com amplas restaurações

- Dentes com Diastemas

- Dentes desgastados

Conclusão

A falta de confiança, vergonha ou insegurança estão muitas vezes relacionadas com o sorriso. É um simples gesto, no entanto, está comprovado que tem um grande impacto na vida das pessoas. Daí que hoje em dia seja cada vez mais comum os pacientes recorrerem às facetas dentárias, de modo a corrigirem/melhorarem o seu sorriso. Estes tratamentos levam a que as pessoas se sintam melhor em relação a si mesmas o que se revela indiscutivelmente na sua auto-estima e confiança.

Domingo, 15 de Dezembro de 19