Preserve a sua saúde e não esqueça as suas doenças
Ter cuidado com a sua saúde não é só recorrer ao médico quando se sente mal.
É fundamental que se trate e cuide, que não esqueça a sua medicação e de que maneira deve preservar o que tem de mais importante – ser e estar saudável.
Tem-se vindo a constatar que com a Pandemia e com a grande preocupação com o risco de infecção muitas das situações crónicas e não só, têm sido descuradas e como consequência têm aumentado as complicações das doenças crónicas por falta de seguimento clínico e a mortalidade decorrente desse abandono e adiar sucessivo provocando desfechos menos felizes em doenças que eram controláveis.
Por um lado há uma diminuta resposta dos serviços de saúde assoberbados com as situações graves de Covid, por outro o confinamento e o medo de contrair a doença conduzem a uma fuga dos hospitais e clínicas que acentua a gravidade das doenças.
Nos hospitais a situação agrava-se de dia para dia, há consultas que não são feitas, outras que são adiadas e a resposta nos Centros de proximidade não tem sido dada de acordo com as necessidades.
Chamo a atenção para duas situações clínicas que em muito podem beneficiar com os adequados cuidados e prevenção. A vigilância representa a melhor abordagem para tratar as doenças crónicas e misturada com o estilo de vida apropriado garante melhor saúde e maior longevidade.
O sedentarismo
O sedentarismo tem sido uma das situações mais relevante nestes últimos tempos, decorrente da situação de confinamento:
• porque se passa mais tempo em casa;
• porque se passa mais tempo sentado em frente à televisão;
• porque se está em teletrabalho;
• porque se interromperam as atividades que se faziam com regularidade nos espaços próprios, ginásios e outros;
Em suma uma bola de neve, sai-se menos à rua, anda-se menos, mais tempo sentados à frente da TV ou do PC e dia-a-dia o sedentarismo instala-se, sem que tenhamos grande noção disso.
Faço aqui uma ressalva para as crianças que começam a apresentar em consulta aumento de peso, disturbios do sono e até hipertensão.
Esteja atento ao número de horas que os seus filhos ocupam com jogos de computador, tablets ou smartphones.
Uma boa medida é usarem esses mesmo suportes onde há uma imensidão de aulas que poderão seguir e fazer em conjunto para se exercitarem e promoverem o diálogo familiar.
Não é novidade que a inactividade é também um dos grandes factores que contribui para a obesidade e um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e para a diabetes.
Recomenda-se a prática de exercício físico pelo menos durante 150 minutos por semana e cerca de 8900 passos por dia.
Lembre-se que se investir na sua vida , tornando-a mais saudável rapidamente será compensado por uma existência com melhor qualidade.
O corpo humano funciona melhor quando recebe estímulos , dessa forma quando se mantém a actividade como rotina, tudo funciona melhor no nosso corpo e com menor desgaste.
Ao invés, uma pessoa sedentária sobrecarrega o organismo prejudicando o seu funcionamento, com consequências fisicas e mentais. Como consequência ocorre o sobrepeso, a obesidade , a diabetes, a hipertensão, a perda de massa muscular, o desgaste ósseo e aumenta o risco de demência e Alzheimer entre outras.
É assustador que uma em cada dez pessoas não pratique exercício físico regularmente.
“A motivação faz com que comece, o hábito com que continue”
Hipertensão Arterial
Considera-se tensão alta os valores acima de 130/80 mmHg. A tensão elevada não dá muitas vezes quaisquer sinais ou sintomas. Por isso é tão silenciosamente perigosa.
Não tratar a tensão elevada é um risco de doença coronária, de enfarte agudo do miocárdio, de acidente vascular cerebral (AVC).
A primeira linha de tratamento é a dieta e o movimento.
A obesidade, como já referido, é um dos maiores riscos de hipertensão arterial. Entenda-se por obeso o individuo com uma relação peso altura, designado por Indice de Massa Corporal (IMC) superior a 30%.
Exercício Físico
Muitos são os estudos que evidenciam que andar a pé entre 20 a 30 minutos por dia ajuda a reduzir o stress. Sabe-se que o Stress contribui consideravelmente para o aumento da tensão arterial. O exercício físico reduz a tensão arterial, o colesterol e a diabetes que são o maior risco de doença cardíaca e de AVC.
COMPROMISSO: Deve caminhar meia hora por dia com bom ritmo.
• Inicialmente comece lentamente e vá aumentando o tempo, mais 5 minutos por dia
• Não se esqueça de fazer alongamentos no fim da caminhada. Assim evitará contraturas e dores musculares.
• Se quiser perder peso estima-se que deverá caminhar 45 a 60 minutos 5 dias por semana.
• Não se esqueça de que andar melhora a circulação e a qualidade do sono.