Psicomotricidade


Nova Especilidade-Terepia

Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que estuda e investiga a expressão psicomotora desadequada e inadaptada, tendo enfoque no indivíduo de forma global, envolvendo a relação entre os domínios motor, cognitivo e as funções afetivas, de relações, linguagem e cognitivas. Por exemplo, no desenvolvimento infantojuvenil, potencia a regulação do comportamento, processos académicos e autonomia através do corpo e movimento. A Psicomotricidade engloba todas as idades e faixas etárias, sendo que todos os parâmetros de intervenção são ajustados de acordo com o indivíduo. Algumas problemáticas atendidas podem estar associadas a perturbações do Neurodesenvolvimento (Autismo, PHDA, entre outras), ou a fragilidades na Tonicidade, Equilíbrio, Estruturação Espácio-temporal, Noção do Corpo, Lateralidade e Praxias Global e Fina.

 

Para que serve

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo. 

Através da brincadeira o terapeuta psicomotricista, que pode ser o fisioterapeuta ou o terapeuta ocupacional, observam o funcionamento emocional e motor do indivíduo e utiliza outras brincadeiras para corrigir as alterações à nível mental, emocional ou físico, de acordo com a necessidade de cada um.

Quando é indicada

Algumas situações em que a técnica de psicomotricidade pode ser indicada são:

  • Dificuldade de aprendizagem, como dislexia e déficit de atenção, por exemplo;
  • Alterações na memória;
  • Hiperatividade;
  • Agressividade;
  • Problemas posturais;
  • Dispraxia, que corresponde a dificuldades motoras.
 

Dessa forma, a psicomotricidade pode ser feita com crianças de possuem paralisia cerebral, alterações genéticas, como a síndrome de Rett, ou mentais, como a esquizofrenia, por exemplo, além de também poder ser recomendada para todas as crianças que possuem alguma alteração no seu desenvolvimento.

quinta, 29 de agosto de 24