Responsabilidade Social


O nosso colaborador João Jerónimo na equipa ideal do Torneio Europeu de andebol em cadeira de rodas.

Torneio Europeu de andebol em cadeira de rodas, competição que decorreu esta quarta e quinta-feira na Suécia.

João Jerónimo, capitão Nacional de andebol em cadeira de rodas, a ser o único português a integrar o sete ideal da competição.

"A Holanda acabou por ser a pedra no sapato mas todos os feitos conquistados foram satisfatórios. A seleção nacional de andebol em cadeira de rodas foi vice-campeã europeia da modalidade e esteve em destaque na competição com o melhor marcador da prova e um jogador na melhor equipa do Europeu, disputado na Suécia, no último fim de semana.
Por coincidência, ambos são atletas da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD-Leiria).


Dos quatro encontros disputados, Portugal venceu dois (Itália 26-6, e Suécia 9-21) e empatou com a Holanda (15-15, com 7-6). Na final, Portugal voltou a encontrar a seleção holandesa e foi derrotada por 19-10.


Feitas as contas, Portugal conseguiu a segunda posição, assim como o título de marcador do 2º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas com o leiriense Iderlino Gomes a rubricar 13 golos.
Outro dos atletas da APD-Leiria chamado aos trabalhos da seleção nacional foi o guarda-redes Cândido Delgado, que foi o segundo menos batido da competição.


No melhor lote de atletas do Torneio consta também o nome de um jogador de Leiria, João Jerónimo. O restante sete ideal é composto pelo guarda-redes Joyce van Haaster (Holanda), Massiomo Cagiola (Itália), Julia Johansson (Suécia), Yves Nkomezi (Holanda), Mayenka de Bruin (Holanda).


"Foi uma experiência única, representar o nosso país numa prova europeia é sempre um patamar em que todos os atletas querem chegar. É sinal que todo o trabalho que realizamos durante um ano inteiro foi valorizado e dá frutos. No entanto, não posso deixar de dizer que soube a pouco muito pouco, fizemos uma classificação para a final do campeonato impecável, com jogos fantásticos e jogadas de levantar o público. Chegamos à final, nada nos saía bem, eu pessoalmente, sem querer ser muito negativo, confesso que é capaz de ter sido o meu pior jogo de andebol em cadeira de rodas que me lembro. Nervos, cansaço, enfim um monte de variantes que não ajudaram a seleção a conseguir o que pretendíamos que era sermos campeões europeus", explica João Jerónimo, orgulhoso por ter sido escolhido como o "melhor central da Europa".
"Como capitão da seleção só tenho de dizer que iremos continuar a trabalhar para daqui a dois anos estarmos mais fortes para o próximo europeu", acrescenta.


Para o selecionador Danilo Ferreira, a participação lusa no torneio “pessoalmente, só não foi melhor porque não ganhámos. Mas a todos os níveis - jogo, social, postura - o balanço é extremamente positivo porque os atletas foram exemplares e demonstraram que se joga bom andebol em cadeira de rodas em Portugal”.

Fonte Região de Leiria

quinta, 15 de dezembro de 16