Teleconsulta (Consulta Virtual): Mais conforto, segurança e comodidade.


A teleconsulta tornou-se uma alternativa bastante cómoda ao modelo de consulta tradicional (em que de, obrigatoriamente, se deslocar até ao seu médico). A teleconsulta, ou consulta à distância, usa a tecnologia ao seu favor, para transpor quaisquer barreiras que impeça a comunicação entre você e o seu médico. 

Nas unidades do Grupo H Saúde, é possível realizar as suas consultas sem ter de sair do conforto da sua casa, sem que interrompa as suas férias ou, até mesmo, do seu local de trabalho. Para tal, apenas é necessário ter à sua disposição um computador, tablet ou smartphone com capacidade de fazer videochamadas e acesso à internet. 

 

Quais são as principais vantagens da teleconsulta?

1) Evita deslocações e é acessível em zonas remotas

Como referimos, uma das principais razões para realizar as suas consultas por Teleconsulta, é o facto de não ter de se deslocar. Ao ser uma consulta virtual, esta pode ser feita a partir de qualquer local. Apenas necessita de acesso a um dispositivo com câmara e acesso à internet. Simples e prático! Para além disso, a teleconsulta, possibilita a pessoas que vivam em zonas remotas, realizem as suas consultas de forma prática. A sua localização física deixa de ser um problema.

2) Marcações mais céleres e tempo de espera menor

A marcação de uma teleconsulta é, por norma, mais célere do que as tradicionais consultas presenciais, e podem ser realizadas através de formulário online, disponível no nosso site. Também, o simples facto de a maioria das pessoas ainda preferirem as consultas presenciais, tornam as teleconsultas mais cómoda e célere. O tempo de espera das teleconsultas também tende em ser menor, comparado com o tempo investido com as consultas tradicionais (tempo na deslocação, tempo na receção, tempo na sala de espera...). 

3) Mais barata e com um menor risco de contaminação COVID-19

Obviamente, os preços das teleconsultas variam, tal e qual o das consultas tradicionais. No entanto, ao optar pela teleconsulta, poupa nos gastos relacionados com deslocações, combustíveis, estacionamento, alimentação, entre outros. O que torna, no final, uma opção mais em conta. Para mais, além da poupança e do conforto que a teleconsulta proporciona, tem também um (muito) menor risco de contágio de doenças, tais como o COVID-19, pois não tem de ser cruzar com outros doentes ou locais que possam estar infetados.

 

Quando devo optar pela Teleconsulta ou Consulta tradicional? 

Apesar da teleconsulta ter bastantes benefícios, tais como os mencionados acima, é importante perceber que existem limitações. Há, ainda, situações em que a teleconsulta não é uma opção, principalmente em situações em que o paciente precisa de ser, por exemplo, auscultado ou examinado através do tato ou toque.

Assim, quando não é necessário a interação física entre o médico e o paciente, a teleconsulta pode ser a sua melhor opção, em quase todas as especialidades: Para a análise de resultados de exames; Para o esclarecimento de dúvidas do doente; Para a renovação das prescrições; Para o controlo evolutivo programado da doença quando o contacto físico não é necessário.

A teleconsulta pode também servir como triagem, antecipando observações médicas presenciais. Adicionalmente, e como descrito acima, não deve recorrer à teleconsulta sempre que seja necessária uma interação física, mas também em situações graves, tais como: Fraturas; Dor ou aperto no peito; Dificuldade a respirar ou falta de ar; Alteração da consciência (sonolência marcada); Falta de força num braço, “boca ao lado” ou dificuldade em falar; Hemorragias abundantes; Queimaduras graves; Ferimentos por acidente. Nestes casos, é importante que contacte o número de emergência 112!

 

Como pode marcar a sua teleconsulta?

1) Marcar a teleconsulta através do nosso formulário de marcações

Aceda ao site do Grupo H Saúde em: https://grupoh.pt, navegue até ao separador “Marcações” (use o botão no cabeçalho do site) e faça a sua marcação da forma habitual, escolhendo a opção “Teleconsulta” no campo “Clínica Pretendida”.

2) Marcar a teleconsulta através do telefone ou email

Contactar através das seguintes opções: Telefone: 262 925 610; Whatsapp: 969 655 534; Email: geral@policlinicabenedita.com. Não se esqueça de indicar que pretende a realização de uma “Teleconsulta”, e de confirmar se a teleconsulta está disponível para a especialidade que procura. 

Quaisquer que seja a sua opção, irá receber um email com a confirmação da Teleconsulta, assim como as respetivas instruções para aceder à sua consulta através do seu dispositivo. No dia e hora da teleconsulta, deverá abrir o email e seguir as instruções indicadas. Não se esqueça de deve garantir que tem uma conexão constante à internet, para a correta ligação.

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 10 de maio de 22