Tratamento da dor articular: Terapia de frio/calor e atividade física.
Tratamento da dor articular: Terapia de frio/calor e atividade física.
Autor: Dra. Sofia Lourenço Silva – Farmacêutica
O corpo humano tem cerca de 400 articulações, estas permitem mobilidade e flexibilidade, mas são também potenciais fontes de dores, especialmente com o avançar da idade.
A artralgia ou dor articular é dos tipos mais frequentes de dor. Sendo que aos 65 anos mais de 90% da população tem dor em pelo menos uma articulação (osteoartrite). Com o avançar da idade mais articulações são afetadas.
As dores nas articulações podem ter várias manifestações. Podem começar sem motivo aparente ou durante um movimento, podem aparecer de forma gradual ou repentinamente, podem diminuir ou persistir em repouso e podem durar por um curto período de tempo ou longo. Podem também estar acompanhadas de diferentes sintomas, que podem ser mais ou menos debilitantes:
- Rigidez da articulação, muitas vezes após um período de inatividade ou de manhã;
- Inchaço;
- Rubor;
- Uma sensação de aquecimento da articulação;
- Diminuição da flexibilidade;
- Perda da mobilidade.
Em jovens adultos, as causas mais comuns são:
- Lesões (mais comuns; após impacto ou queda, por exemplo);
- Infeção (especialmente se a articulação estiver quente e inchada);
- Inflamação (causada, por exemplo, por gota).
Em adultos que não sofreram uma lesão, as causas mais comuns são:
- Osteoartrite (mais comum, resultante do desgaste da cartilagem da articulação. Muitas vezes a articulação está rígida ao acordar e a dor diminui à medida que a articulação começa a mexer);
- Artrite induzida por cristais (por exemplo, gota) Tratamento Em dores ligeiras, geralmente repouso e analgésicos (como por exemplo paracetamol ou ibuprofeno) costumam ser suficientes.
Terapia de Frio/Calor
Aplicar calor: pode reduzir a dor por aliviar os espasmos musculares em redor das articulações, geralmente é útil numa situação crónica, como a osteoartrose.
Aplicar gelo: útil após uma lesão pouco grave, uma vez que alivia a inflamação da articulação. Também é útil em outras situações com inflamação na articulação.
O quente ou o frio deve ser aplicado por períodos de quinze minutos e a pele deve estar protegida. Quando o calor não funciona, devemos aplicar frio.
Tratamento da dor articular
Fisioterapia: Após a diminuição da dor aguda e inflamação a fisioterapia ajuda a recuperar e/ou manter os movimentos e a fortalecer os músculos.
Peso: Um fator importante para melhorar os sintomas é a manutenção do peso ideal, porque o excesso de peso também prejudica as articulações, especialmente dos joelhos e tornozelos.
Glucosamina e Condroitina: A glucosamina e a condroitina são moléculas envolvidas na formação da cartilagem. São geralmente utilizadas em associação para o tratamento da artrite, artrose ou dor nas articulações, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ajudam a lubrificar, regenerar e manter a elasticidade das cartilagens nas articulações. Ainda diminuem o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem. A dor e a inflamação diminuem de forma gradual ao longo do tempo, uma vez que é um processo lento. É importante a suplementação em grupos de risco, como desportistas ou obesos que, pelas suas condições, podem desenvolver problemas articulares em idades mais jovens. A suplementação em idosos também é indicada uma vez que reduz os sintomas associados.
Acupuntura: Agulhas finas são inseridas pela pele em locais específicos do corpo, frequentemente distantes do local da dor TENS (estimulação nervosa elétrica transcutânea) Utiliza correntes baixas com baixa frequência de oscilação para aliviar a dor.
Cirurgia: As soluções cirúrgicas como a laminectomia, osteotomia e artroplastia total só devem ser consideradas se as abordagens não cirúrgicas falharem. Apesar de normalmente não ser grave, em caso de dor articular deve sempre consultar o seu médico de forma a avaliar a gravidade da situação.
Atenção! Antes de tomar qualquer medicação ou suplemento consulte sempre o seu médico ou farmacêutico.
Atividade física
Tem como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam as articulações afetadas e aumentar a flexibilidade dos tendões e ligamentos, conferindo mais estabilidade durante os movimentos, aliviando a dor e o risco de luxações e entorses:
- Exercícios de musculação, pilates e corrida leve são os mais indicados visto que fortalecem as articulações, evitando dores e desequilíbrios;
- Natação e hidroginástica também são indicados porque fortalecem os músculos sem desgastá-los.
Atenção! Quem sofre de artrite não deve realizar alguns exercícios como correr, praticar ténis, ou outros exercícios com impacto, porque podem aumentar a inflamação das articulações, agravando os sintomas. Também se deve ter atenção com a exercícios de musculação por causa dos pesos utilizados nos exercícios.
Consultas de Medicina Física e de Reabilitação – Centro de Fisioterapia
O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da Policlínica Benedita - Grupo H Saúde dispõe de todos os recursos necessários para uma prestação de excelência na sua área de intervenção. Conta com uma equipa jovem e motivada, que inclui fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas de fala, técnicos auxiliares de fisioterapia, auxiliares de ação médica e funcionários administrativo.
Marque já a sua consulta através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos.
Marque aqui a sua consulta!