Valorizem os momentos


Não vou escrever sobre a Pandemia mas sobre algo que percebemos claramente que devemos mudar. Se antes viviamos com a ilusão de que planeávamos as nossas vidas, hoje temos plena consciência de que não é assim. que um abraço pode ser o ultimo e que quando nos reunimos com amigos não sabemos quando tal voltará a ser possível. Temos de mudar e a solução passa pela gratidão que devemos consolidar em nós. Sempre que um colega nos ajuda, sempre que alguém se dirija a nós com simpatia, sempre que nos reunimos com quem gostamos... Sempre que vivemos um bom momento ou algo nos corre bem.
Todos os dias acordamos e nossas vidas fluem, numa corrida mais ou menos organizada. Resolvemos os problemas que vão sugindo e vamos tentando alcançar metas e objectivos. Não paramos para valorizar os momentos e deixar que a gratidão se instale nos nossos corações. Damos tudo por adquirido. Um telefonema da nossa mãe muitas vezes só nos interrompe. Não pensamos que esse telefonema um dia deixará de acontecer. Quantas vezes acabamos os dias com um sentimento de frustração por não termos conseguido isto ou aquilo. É a altura para pararmos e fazermos um balanço. Claro que devemos querer melhorar mas ao mesmo tempo dar valor ao que conseguimos na vida. Aos laços de amizade, de camaradagem e de amor que estabelecemos e conquistámos. 

 

Valorizar as pequenas coisas
Na nossa cultura, a gratidão é um termo associado muitas vezes à obrigação, às vezes até desconfortável, que se tem para com alguém. No entanto, é muito mais do que isso e devemos exercitar a capacidade de sermos gratos. 

Devemos agradecer a quem nos ajudou, e inclusivé aos que complicaram a nossa vida, porque aprendemos muito com os obstáculos. Agradecer pelo que temos e pelo que perdemos, pois é assim que crescemos e amadurecemos. 

 

Comecem hoje 

A gratidão é a emoção mais positiva de todas. Acordem e agradeçam o que têm, a saúde,
a família, os amigos, o trabalho. Não pensem que são direitos vossos. Sintam-se gratos pela vossa vida. 

1.Experimentem escrever um mail ou enviar um SMS a alguém que vos ajudou, mesmo que tenha passado algum tempo.
2.Anotem num papel três coisas pelas quais se sentem gratos. 

Isto vai ajudar a tomarem consciência dos momentos que vivem e do valor que estes têm na vossa vida.
Vão ver que a gratidão os tornará mais felizes, mais produtivos e todos dão conta da mudança como se um verdadeiro milagre acontecesse à vossa volta. 

Vamos experimentar mudar? 

 

Henrique Alves Henriques

Diretor Executivo do Grupo H Saúde

Sexta, 09 de Abril de 21